sábado, 23 de abril de 2011

Esquizofrenia em alta


A esquizofrenia é uma fuga total ou parcial da realidade, criando personagens e enredos completos que perturbam e levam a seus idealizadores a ações fora do esperado. Ultimamente, temos assistido constantemente casos de esquizofrenia na mídia com seus feitores como astros e seus atos glorificados. Glorificados é um tanto pesado, mas a verdade é que eles vêm se tornando celebridades, e nós cada vez mais imundos, divertindo-nos com a doença alheia. Esquizofrenia é uma doença genética e merece respeito.
Sendo uma doença genética, não obrigatoriamente o portador vá desenvolver alucinações. O ambiente é um fator motivacional para que ela desenvolva a síndrome.
Antes de começar com os exemplos, gostaria de deixar bem claro que esquizofrenia é bem diferente de psicopatia. Muitos esquizofrênicos podem ser psicopatas como não pode ser, assim como muitos psicopatas podem matar apenas por prazer e não por uma criação de um mundo paralelo. Basta assistir ao filme Uma mente brilhante com Russell Crowe, onde o personagem é esquizofrênico, entretanto, sua ilusão é de que é um agente secreto.

Bullying
Geralmente, a raiz do problema  se encontra na adolescência quando os jovens ainda muito vulneráveis em seu caráter, permitem que criticas não construtivas ou simplesmente pejorativas ganhem força em suas mentes. É importante ressaltar que jovens tem o conceito de ser aceitos por todos, por isso veste máscaras.
Na psicologia e na pediatria se estuda essas máscaras presentes diariamente nos adolescentes. Não que eles sejam falsos ou mentirosos, não é isso.  É  de conhecimento geral que um jovem não se comunica da mesma forma com seus pais  como com seus colegas de escola.
Vestir essas máscaras faz parte, infelizmente, da vida social humana, e certos jovens não são capazes de usar tantas mascaras. Ficam perdidos por não desenvolverem a capacidade de ser agressivos ou dominar as conversas entre os amigos (chamados machos alfa), e ser popular com as garotas, por exemplo.

O caso de Wellington Menezes, autor e provável idealizador de todo o massacre na escola de Realengo. É comprovadamente um típico caso de esquizofrenia causado pelo bullying. Estudantes da mesma escola que Wellington pediam para que as garotas passassem a mão em seu corpo para envergonhá-lo. Wellington se sentia tão envergonhado que anos depois retornou a escola que estudava e matou, em sua mente, todos os seus caçoadores. Em seguida se matou.


Casey Heynes
O caso do "garoto Zagief" foi postado, apenas para mostrar como o bullying pode alterar a mente de uma pessoa sã, fazendo-a pensar em suicídio. Sorte de seus colegas de escola que ele não tenha nenhuma disfunção cerebral. Caso contrário mais cedo ou mais tarde, ou não, ele poderia aparecer fantasiado de Rambo ou Justiceiro.


E ai vai a alerta, se você é um estudante praticante de bullying, sugiro que inclua seu brinquedinho humano na sua roda de social antes que ele exploda e leve você junto.

Drogas
As drogas também são um dos fatores que podem contribuir para o surgimento de uma esquizofrenia reprimida. Sim, muitas pessoas que convivemos diariamente pode ser portadoras de esquizofrenia, mas nada a fez transparecer isso. A probabilidade de ter tendência está escrita nos genes de cada pessoa. Mas elas permanecem calmas como uma bomba, maquinando coisas que até Freud duvida...



Sem falar que há a pressão psicológica por parte dos traficantes. Esses pressionam o usuário através de chantagens e ameaças de morte contra a família do usuário. Muitas vezes, o usuário chega a se matar.
Outra questão importante a se ressaltar é o afastamento social. Quando se é descoberto que Fulano ou Sicrano é usuário de drogas, ele é punido com isolamento e indiferença na sociedade, quando na verdade  o que é necessário é a RESSOCIALIZAÇÃO. Não que você vá convidar uma pessoa que gasta seu tempo e sua vida nas bocas de fumo para dar-lhe um banho ou dormir no quarto do seu filho. Tratá-las como humanas já é um começo. Tente!

Religião
A fé é uma questão muito interessante, pois ela pode tanto conter como acelerar um provável esquizofrênico. Com todas as normas e dogmas que a religião nos ensina, pode acabar por esconder os instintos de uma fera.
Por outro lado, acreditar que vê, ouve, conversa, mantem qualquer tipo de contato ou até mesmo é um tipo de ser espiritual pode levar um provável esquizofrênico a cometer misérias consigo e com outros.


Essa mulher do primeiro vídeo, simplesmente esquartejou a mãe. Há outro vídeo que mostra a cena do crime e preferi não postar.

Não há problema em conversar com D'us ou seus deuses se for o caso. Torna-se suspeito quando Ele ou eles respondem, principalmente envolvendo terceiros. Basta lembrar o caso do Van Gogh que cortou a própria orelha e atirou contra o próprio peito a ''mandado de D'us''. Verifique se não ficou louco antes de seguir as instruções divinas, por favor...

Perdemos a essência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário